das 8h às 12h - 13h às 17h

Português

Monografia

Métodos de abordagem

Para elaboração da monografia dos cursos de MBA PECEGE/ESALQ/USP, não serão aceitos trabalhos exclusivamente de revisão de literatura. Entende-se que estes precisam apresentar um caráter aplicado. Assim, todos os trabalhos deverão ser realizados de forma que o aluno utilize as ferramentas e os conhecimentos que foram ensinados ao longo do curso na etapa mais importante do curso.

Sugestiona-se que a escolha do tema seja realizada em função da demanda pessoal e/ou profissional do aluno. É fundamental que antes de iniciar a escrita do trabalho, o aluno considere se terá acesso aos dados necessários, fontes de consulta e se a metodologia da pesquisa está ao seu alcance e domínio. 

 


Início da Orientação

A monografia será redigida por etapas, com definições de prazos, acompanhamento, e supervisão de um orientador designado pelo PECEGE/Esalq/USP. Nos cursos EaD, o marco inicial da etapa de elaboração da monografia será a aula de monografia. É fundamental que todos os alunos assistam a essa aula, pois a designação do orientador será baseada no questionário, respondido pelo aluno, para definição do tema de monografia. No questionário o aluno deve responder às seguintes questões:

 

-Qual é o tema e o objetivo principal do trabalho?

-Em qual região o trabalho será realizado? Qual será a população amostral?

-Quais ferramentas serão utilizadas para alcançar os objetivos propostos?

-Como os dados serão obtidos?

 

Não é recomendado que nenhum aluno desenvolva seu trabalho sem ter realizado a atividade de monografia e recebido orientações do orientador. Todos os alunos serão orientados por profissionais associados do Pecege.


Papel do Orientador

O orientador tem a função de direcionar o aluno ao correto desenvolvimento do trabalho e pelo fiel cumprimento das normas estabelecidas. A orientação será realizada via sistema (área do aluno) e/ou através de e-mail.

Segue descrição detalhada das atividades que o orientador desenvolverá:

- Auxiliar no desenvolvimento do tema escolhido, orientar na construção clara do objetivo do trabalho, recomendar formas de desenvolvimento do tema escolhido para que os resultados desejados sejam obtidos;

- Orientar o planejamento geral do trabalho, com a fixação das etapas e do cronograma;

- Acompanhar o desenvolvimento das etapas previstas no planejamento geral do trabalho, quanto aos conteúdos recomendados e prazos.

 

Os orientadores tem acesso direto ao comitê de orientação de cada curso, na intenção de aprimorar conhecimento relacionado as metodologias e ferramentas mais utilizadas nas respectivas áreas. Transcorrido as etapas de elaboração da monografia, o orientador participará da defesa do aluno juntamente com um profissional associado do Pecege (normalmente um professor doutor da Universidade de São Paulo).

 

Fluxo de Orientação - Monografia


Estrutura da Monografia

As monografias devem ser desenvolvidas individualmente no formato de artigo, de acordo com a seguinte estrutura de trabalho, que compreende elementos pré-textuais, textuais ou pós-textuais:

 

Pré-Textuais: 
Folha de rosto;

Título;

Resumo;

Título em inglês ou espanhol (opcional); Abstract ou Resumen (opcional) e Keywords ou Palabras Clave (opcional).

 

Textuais:

Introdução;

Materiais e Métodos ou Metodologia;

Resultados e Discussão;

Conclusão (ões).

 

Pós-Textuais:

Agradecimentos (opcional);

Referências; 
Apêndice (s) (opcional);

Anexo (s) (opcional).


Etapas de Desenvolvimento

Após a designação do orientador é importante o cumprimento das seguintes etapas (Tabela 1): Pré-projeto; Projeto Final; Versão Preliminar da monografia; Avaliação Completa da Monografia pelo orientador; Depósito da monografia; Defesa do trabalho.

Essas etapas, bem como os prazos, são de inteira responsabilidade do aluno.

 

Tabela 1 – Cronograma de desenvolvimento da monografia dos cursos de MBA do PECEGE/ESALQ/USP:

 

  

Estrutura

Elemento

  Fases

 

  Pré-projeto (PP) 

Projeto (P)

  Monografia (M) 

 

 

 

 

 

Pré-textuais

Folha de rosto

PP

P

M

Resumo

-

-

M

Título em inglês e Abstract

-

-

M

 

 

 

 

 

Textuais

Introdução

PP

P

M

Materiais e Métodos

PP

P

M

Resultados e Discussão

-

P (resultados preliminares)

M

Conclusão (ões)

-

-

M

 

 

 

 

 

Pós-textuais  

Agradecimentos (opcional)

-

-

M

Referências

-

-

M

Apêndice (s) (opcional) 

PP

P

M

Anexo (s) (opcional)

-

-

M

 

 

 


Pedido de alteração de Orientador

Para alteração do orientador, o aluno deverá manifestar-se por escrito sobre os motivos do pedido. A coordenação do Pecege avaliará o caso na tentativa de direcionar o aluno para um orientador que atenda melhor ao seu perfil. Os pedidos de alteração devem ser enviados via  e-mail para: defesa@pecege.com