das 8h às 12h - 13h às 17h

Português

Monografia

Dúvidas Frequentes

  • Alguém irá ajudar/orientar na elaboração da minha monografia?

    Sim. O Pecege irá designar um orientador para auxiliar o aluno no desenvolvimento da monografia. Nos cursos a distância (EaD), o marco inicial da etapa de elaboração da monografia será a aula de monografia. É fundamental que todos os alunos assistam a essa aula e preencham o questionário de monografia, pois a designação do orientador será baseada no questionário, respondido pelo aluno, para definição do tema de monografia. 

     

    Posso escolher meu orientador?

    Não. A coordenação de monografia do Pecege define o orientador dentro de sua equipe de profissionais associados, não cabendo ao aluno esta escolha. 

     

    Como é feita a indicação do orientador?

    A indicação é feita com base no tema de interesse do aluno e do orientador. O preenchimento do questionário, após a primeira aula de monografia, possibilita ao Pecege designar um orientador que tenha familiaridade com o tema de interesse do aluno. Por esse motivo, é de grande importância do preenchimento deste questionário.

     

    Não gostei do meu orientador, posso trocar?

    Sim. Caso o aluno considere necessário trocar de orientador, ele deve entrar em contato com o Pecege e fazer a solicitação de troca. No entanto, aconselha-se que, antes de solicitar a troca, o aluno converse com seu orientador.

     

    Posso colocar minha experiência de vida na monografia?

    O aluno pode colocar informações e/conhecimentos que foram obtidas ao longo de sua vida profissional na sua monografia. Entretanto, essas informações devem ser colocadas na parte de discussão dos resultados, no intuito de comparar os resultados obtidos com resultados práticos que ele já tenha tido experiência, além de identificar as limitações do trabalho. Nas demais partes do trabalho, o aluno deve se ater a informações científicas devidamente citadas.

     

    Posso pedir alguém para escrever o trabalho no meu lugar?

    Não. Para a obtenção do diploma, o aluno é quem deve elaborar a monografia. A transmissão da escrita da monografia do aluno por outra pessoa implica perda do diploma e do curso.

     

    Posso colocar textos de outros autores sem citá-los?

    Não. A utilização de qualquer tipo de texto ou documento sem a devida citação do autor é considerada plágio, implicando na perda do diploma e do curso.

     

    As normas para elaboração da monografia do MBA no Pecege são iguais às normas da ABNT?

    Não. A elaboração da monografia segue as regras da revista do Pecege, com o intuito de facilitar as publicações dos trabalhos na revista, que não são necessariamente todas iguais às da ABNT. Por isso, é fundamental a leitura do manual de normas de elaboração para monografias, que se encontra disponível no site http://www.pecege.org.br/monografia/normas-e-modelos.

     

    As normas para elaboração da monografia do MBA no Pecege são iguais às normas da ESALQ - USP?

    Não. A elaboração da monografia segue as regras da revista do Pecege, com o intuito de facilitar as publicações dos trabalhos na revista, que não são necessariamente todas iguais às da ABNT. Por isso, é fundamental a leitura do manual de normas de elaboração para monografias, que se encontra disponível no site http://www.pecege.org.br/monografia/normas-e-modelos.

     

    Posso escrever minha monografia nas normas da ABNT ou da ESALQ – USP?

    Não. Cada instituição tem a liberdade de escolher e adotar as normas de referência a serem seguidas. A monografia de término de conclusão do MBA do Pecege deve ser escrita no formato do manual de normas do Pecege, obrigatoriamente, que se encontra disponível no site http://www.pecege.org.br/monografia/normas-e-modelos. Trabalhos que estiverem foram do formato não serão aceitos.

     

    Caso eu não escreva minha monografia de acordo com as normas de elaboração para monografas do Pecege, o que acontece?

    A monografia não será aceita e o aluno não poderá defender.

     

    É obrigatória a elaboração da monografia na sequência da seção Estrutura e Organização do Texto?

    Sim. O trabalho deve conter obrigatoriamente os itens da seção de Estrutura e Organização do Texto, salvo os itens que são opcionais.

     

    Meu trabalho pode ter o mesmo formato que revisão de literatura?

    Não. O trabalho deve ter como base a aplicação do que foi aprendido durante o curso em uma área de interesse do aluno. Deve ser algo prático, portanto, não são aceitos trabalhos que só contenham revisão literária.

     

    Posso inserir quadro no meu trabalho?

    Não. Quadros não são permitidos. Quadros devem ser adaptados na forma de tabelas.

     

    Posso colocar tabela como figura?

    Não. Tabelas devem ser elaboradas de acordo com as normas de elaboração de monografia do Pecege, não sendo aceitas tabelas copiadas como figuras.

     

    Devo incluir o nome do meu orientador no trabalho?

    Sim. No trabalho deve constar o nome do orientador e também, caso o aluno tenha, do co-orientador.

     

    O que é prova presencial?

    A prova presencial é uma obrigatoriedade para a conclusão do curso, dos alunos de EaD, e deve ser feita antes da defesa da monografia. A prova presencial é uma obrigatoriedade para a conclusão dos cursos EaD e deve ser realizada no dia da defesa em um horário anterior a apresentação da monografia

    Segue principais tópicos relacionados a logística da aplicação da prova:

    1) Duração máxima da prova: 1 hora;

    2) 3 a 4 questões referentes a monografia e um estudo de caso relacionado ao conteúdo do curso;

    3) A prova será disponibilizada para a banca avaliadora, no momento da defesa.

     

    A prova presencial é obrigatória?

    Sim, é uma exigência para conclusão do curso de todos os alunos do MBA a distância.

     

    O que é defesa da monografia?

    É a apresentação oral, realizada pelo aluno, do seu trabalho de monografia para uma banca avaliadora. O aluno terá 20 minutos para apresentar e a banca terá 40 minutos para questionamentos e/ou sugestões, com o intuito de contribuir com o trabalho.

     

    Quem participará da minha banca de defesa de monografia?

    A banca da defesa é composta geralmente pelo orientador do aluno e mais um integrante designado pelo Pecege, sendo este último um professor da USP ou outro profissional que atua no Pecege, com titulação mínima de mestrado.

     

    Posso levar convidados para assistir a minha defesa?

    Sim. A defesa da monografia é aberta ao público. Desta forma, convidados do aluno poderão assistir à apresentação, assim como, demais interessados no trabalho apresentado.

     

    Posso ser reprovado na defesa da monografia?

    Sim. O aluno pode ser reprovado caso seja detectado plágio ou caso a monografia não atenda as exigências básicas contidas no manual de elaboração de monografia do Pecege.

     

    Como são as notas da defesa?

    A nota da monografia varia de 0 a 10. No caso de detecção de plágio, o aluno recebe nota zero e perde direito ao título de especialista pela Universidade de São Paulo. Quando o aluno recebe nota menor ou igual a 4,9, ele será REPROVADO na turma que frequentou o curso de MBA e terá uma nova oportunidade (6 meses) para refazer a monografia.  Dessa forma, a defesa será realizada com a próxima turma. Se o aluno recebe nota maior que 4,9 e menor ou igual a 6,9, terá que entregar obrigatoriamente uma versão revisada da sua monografia, dentro de um mês, com todas as correções e/ou sugestões feitas pela banca. Caso o aluno não entregue esta versão, perde o direito ao título de MBA. Notas maiores ou iguais a 7, o aluno é aprovado e deverá ou não entregar uma versão revisada do trabalho de acordo com a determinação da banca.

     

    Quando ocorrem as defesas da monografia?

    As defesas de monografia ocorrem durante o SIM, cujas datas são previamente definidas pelo Pecege e enviadas aos alunos. O SIM ocorre duas vezes por ano, nos meses de julho e dezembro.

     

    Posso defender por Skype ou em algum polo do Pecege?

    Não. A defesa deve ser obrigatoriamente realizada de forma presencial, no SIM.

     

    Posso defender em outra data que não seja do SIM?

    Não. As defesas devem ser realizadas durante o SIM para que os alunos possam interagir com outros alunos, professores e participar de palestras e atividades que ocorrem durante o evento.

     

    Como realizar o agendamento da defesa?

    Para realizar o agendamento, no último semestre do curso o aluno deverá enviar e-mail para defesa@pecege.com, sendo necessário informar:

    Curso:

    Aluno (a):

    Orientador (a):

    Data/período de preferência para defesa:

     

    O item agradecimento na monografia é obrigatório?

    Não, é opcional.

     

    Posso agradecer a minha família, colegas e amigos do trabalho?

    Quando o aluno opta por elaborar o agradecimento, ele deve agradecer aqueles que realmente contribuíram de maneira relevante para a elaboração do trabalho, mas que não são os autores. Não se deve utilizar mais de 3 linhas para elaboração deste tópico.

     

    Posso usar qualquer template para a apresentação da monografia?

    Não. Há um template padrão que deve ser usado na apresentação do aluno. O modelo fica disponível no site e também será previamente enviado aos alunos pelo Pecege.

     

    Há seleção de melhor monografia?

    Sim. Durante o SIM, ocorre premiação dos melhores trabalhos, na cerimônia solene de encerramento do evento.

     

    Como faço para participar da seleção das melhores monografias?

    O aluno deverá enviar o formulário de inscrição que será está disponibilizado neste site até a data definida pelo Pecege. O formulário deve ser enviado para o e-mail defesa@pecege.com juntamente com o trabalho escrito e apresentação oral. O não cumprimento das normas para elaboração de monografias estabelecidas pelo Pecege, disponíveis no endereço eletrônico http://www.pecege.org.br/monografia/normas-e-modelos, acarretará na desclassificação do trabalho para premiação.

     

    Como é feita a escolha das melhores monografias?

    Após o término do prazo de inscrição será instaurada uma comissão avaliadora para analisar os trabalhos, no intuito de verificar se todos respeitam as normas da Instituição, do trabalho e da apresentação. Após esta verificação, os trabalhos serão lidos por essa comissão que dará notas aos trabalhos. Os itens avaliados pela comissão são pré-definidos e serão disponibilizados no site. Somente os trabalhos com as maiores notas passarão para a próxima etapa de seleção. Na apresentação do trabalho, durante o SIM, haverá uma banca específica para avaliar as monografias que foram selecionadas. Ela será composta por dois avaliadores que darão a nota para cada trabalho. As maiores notas ganharão o prêmio. Em caso de empate entre duas ou mais monografias, a média da nota do aluno durante o curso MBA servirá como critério de desempate.

     

    Quais prêmios serão oferecidos às melhores monografias?

    Aos melhores trabalhos, será oferecido o prêmio de uma bolsa de estudo integral em outro curso de MBA (EaD) da USP/ESALQ de escolha do aluno, entrega de troféu para o aluno e orientador no ato da divulgação da premiação, além de reconhecimento público da obtenção do prêmio.

     

    Além das três melhores monografias, os demais trabalhos inscritos na premiação poderão receber algum outro tipo de benefício?

    Sim. Todos os trabalhos inscritos na premiação de melhor monografia poderão ser submetidos à revista do iPecege. Deste modo, uma comissão do Pecege realizará a seleção dos trabalhos para submissão.

     

    O que é a revista iPecege?

    A revista iPecege é uma publicação trimestral que reúne artigos acadêmicos com foco nas áreas de Administração, Agronegócios, Gestão Escolar, Gestão de Projetos e Marketing. Portanto, os trabalhos dos alunos de especialização do Pecege se encaixam no escopo da revista e são potenciais candidatos para submissão/publicação na revista.

     

    Não pretendo inscrever minha monografia para concorrer ao prêmio de melhor monografia, porém tenho interesse em submeter meu trabalho à revista iPecege. Isto é possível?

    Sim. Concorrer ao prêmio de melhor monografia não é pré-requisito para submissão e aceitação na revista, pois são processos independentes. Caso o aluno não tenha interesse em concorrer ao prêmio, mas tenha interesse de publicar na revista, ele e o orientador deverão encaminhar o trabalho para submissão na revista.