das 8h às 12h - 13h às 17h

Português

Monografia

Defesa da Monografia

A defesa da monografia será realizada obrigatoriamente no formato presencial, no Campus da ESALQ/USP, durante o SIM. Neste dia, o aluno deverá estar vestido com traje social.

 

Os alunos que terminam as aulas no primeiro semestre farão a defesa no meio do ano, em julho, e os que encerram o curso no segundo semestre, no final do ano em dezembro.

 

O aluno terá que elaborar uma apresentação em PowerPoint de acordo com o modelo de apresentação monografia e apresentar oralmente seu trabalho dentro de 20 min para a banca avaliadora. Após a apresentação do aluno, a banca terá 40 minutos para fazer considerações/sugestões/críticas ao trabalho e dar a nota final do aluno.

 


Resultado final

Após a defesa, a média geral da avaliação da monografia será informada pelos professores que analisaram o trabalho. Os membros da banca da defesa definirão se o trabalho será indicado para publicação na revista iPecege e indexado na biblioteca virtual da Universidade de São Paulo (USP). Em relação ao resultado da avaliação, é possível ocorrer uma das quatro situações descritas a seguir:

 

Situação 1- APROVADO (nota maior ou igual a 9), o aluno será convidado a submeter seu trabalho submissão do trabalho, em co-autoria do professor orientador e co-orientador (caso haja), na revista iPecege e publica-lo na biblioteca virtual da USP. Desde que sejam feitas as correções solicitadas pela banca, quando assim, a mesma definir.

Situação 2-  APROVADO (nota menor que 9 e maior que 6,9), o aluno não receberá convite para submissão na revista na revista científica do iPecege nem para publicar na biblioteca virtual da USP. Obrigatoriamente devem ser feitas as correções sugeridas pela banca avaliadora.

Os alunos enquadrados nas situações acima (1 e 2) terão 30 dias para incluir as considerações da banca no trabalho e enviar o material final para o Pecege.

Situação 3-  TEMPORARIAMENTE REPROVADO (nota menor ou igual a 6,9 e maior que 4,9), o aluno não será convidado para submeter o trabalho na revista científica do iPecege nem publicar na biblioteca virtual da USP. O aluno obrigatoriamente deverá proceder com as alterações necessárias e enviar o trabalho para nova correção. O material será reavaliado pelo orientador que decidirá se o trabalho está apto para aprovação.

Situação 4 - REPROVADO (média geral igual ou menor que 4,9), o aluno é considerado reprovado na turma em que cursou o MBA. O aluno deverá refazer todo o trabalho e passar por uma nova defesa, que ocorrerá no próximo SIM, com a próxima turma.

 

No caso de reprovação, por motivo de plágio, o aluno perde o direito ao título de especialista pela Universidade de São Paulo e não terá outra oportunidade para realizar a monografia.


 


Formulário de Avaliação


Avaliadores

A banca será composta por dois avaliadores, sendo um profissional associado do Pecege (normalmente um professor doutor da Universidade de São Paulo) e o orientador. Caso o orientador, por algum motivo, não possa participar da defesa, outro profissional associado ao Pecege será indicado para compor a avaliação.

 

 


Submissão biblioteca virtual da USP

Os melhores trabalhos serão indexados na biblioteca virtual da Universidade de São Paulo (USP), permitindo visibilidade e acesso aos seus conteúdos a toda a comunidade. Após a defesa, a coordenação do PECEGE/ESALQ/USP será responsável pela submissão desses trabalhos à Universidade.