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Informações Online

FAQ - Cursos

Como faço para me inscrever nos cursos?

 

A inscrição no processo seletivo das turmas do MBA Pecege USP/Esalq é realizada on-line, clicando no botão “Inscreva-se aqui”, localizado no canto superior direito da página de cada curso neste site.


Como e quando fico sabendo se fui aprovado ou não para realizar o curso?

 

O resultado do processo seletivo será informado ao candidato via e-mail, no endereço eletrônico cadastrado no momento da inscrição.

A análise de perfil tem previsão de resposta de quinze dias e pode variar de acordo com a demanda e o curso escolhido. 

 

Qual a exigência para realizar um curso de especialização no Pecege USP/Esalq?

 

A restrição para ingresso em nossos cursos é que o candidato tenha concluído sua graduação ou graduação tecnóloga e que tenha o diploma, certificado ou declaração de conclusão.

 

Terminei de preencher a ficha de inscrição no site. Quais são os próximos passos?

 

Os próximos passos são efetuar o pagamento da taxa de inscrição, anexar a documentação requerida em sua área do aluno, na aba “Meus Anexos”, e aguardar retorno da secretaria do Pecege quanto a análise curricular. Após esse procedimento, você receberá um e-mail de confirmação de matrícula.

 

Qual a documentação necessária para participar do processo seletivo?

 

Documentação exigida no ato da matrícula:
- RG (não pode ser CNH), CPF, Comprovante de residência e Diploma de graduação.
 
Como anexar os documentos
1.            Acessar o site do Pecege e clicar em “área do aluno” (canto superior da tela a sua direita)
2.            Clicar em “Novos alunos turmas 2015”
3.            Inserir seu usuário e senha (criados no ato da inscrição)
4.            No canto superior da tela a sua direita, clicar em cima do seu nome. Ao abrir as opções, clicar em “Meus anexos”.
5.            Fazer o upload dos documentos no sistema.

Obs.: O aluno terá acesso à Área do Aluno imediatamente após o preenchimento da ficha de inscrição. Mesmo que não pague a taxa de inscrição ou envie a documentação. Esse acesso estará livre por um mês, respeitando o prazo limite para regularizar tais pendências.

 

 

Preciso pagar a taxa de inscrição para ter acesso à Área do Aluno?

 

Não. Seu acesso na Área do Aluno é liberado imediatamente após o preenchimento da ficha de inscrição em nosso site. O acesso será bloqueado caso o aluno não efetue o pagamento da taxa de inscrição e/ou não envie a documentação necessária dentro do prazo de 1 (um) mês após data de início do curso.

 

Como consigo login e senha para acesso à intranet?

 

O login e senha foram criados por você no momento do cadastro. Caso não se recorde de sua senha, clique em “Esqueci minha senha” e uma nova será enviada em seu e-mail cadastrado. Caso não se lembre de seu login, envie um e-mail para suporteacademico@pecege.esalq.usp.br, informando seu nome completo e turma.

 

Onde encontro as apostilas e os materiais complementares?

 

Todo material fica disponível em sua Área do Aluno, dentro da pasta de cada disciplina.  Existem dois meios para encontra-lo: No Dashboard, clique em cima da disciplina e selecione “Acessar detalhes da aula”. Uma nova janela se abrirá e será possível ver o vídeo da aula, histórico do chat, prova e o material completo. Ou então, entre em “Meus Cursos”, em seguida clique em “Programação do Curso” e por fim, “Acessar detalhes da aula”.

 

Qual o caminho na Área do Aluno para acessar o link da aula anterior?

 

O aluno deverá verificar qual a data da aula que deseja assistir no Dashboard, clicar em cima do nome da disciplina e selecionar “Acessar detalhes da aula”.

 

Como recebo os boletos para os pagamentos? Posso baixá-los pelo sistema?

 

Os boletos para pagamento, assim como o histórico de mensalidades, ficam disponíveis na Área do Aluno na aba “Tesouraria”, que se encontra em “Meus Cursos”.

 

Como acesso o chat de comunicação durante as aulas?

 

Ao selecionar a aula para assisti-la ao vivo, o chat estará ao lado direito da tela do vídeo. Você conseguirá, também, visualizar os slides da aula clicando na setinha localizada abaixo do vídeo, duas vezes. Assim, é possível ver a aula, consultar os slides e participar do chat ao mesmo tempo.

 

Como realizo a prova online?

 

Há duas formas de acessar a prova: No Dashboard, selecionar a disciplina em que a avaliação foi disponibilizada (por exemplo, se forem duas aulas de uma mesma disciplina, a prova estará na segunda aula), clicar em “Acessar detalhes da aula” e nesta janela, a prova estará em “Avaliação”. Ou, também no Dashboard, clicar em cima da faixa amarela onde estará escrito o nome da disciplina. Essa faixa é exclusiva para acesso da prova.

 

Como é calculada minha frequência?

A frequência do aluno que opta pelo modo online, é contabilizada após a realização da prova pelo aluno. Caso o aluno deixe de realizar a prova no período determinado, o mesmo ficará com ausência na aula, mesmo tendo assistido ao vídeo.

 

 

Como assisto a aula que eu não pude assistir ao vivo?

 

Os vídeos das aulas ficam disponíveis na Área do Aluno até o término do curso. Dessa forma, caso o aluno não possa assistir a aula Ao Vivo, o mesmo poderá assisti-la sempre que tiver disponibilidade. Apenas a prova referente a disciplina possuí um prazo definido para realização, que deverá ser respeitado.

 

Como é o processo de monografia?

 

Os alunos terão que desenvolver uma monografia individualmente de acordo com a orientação apresentada em aula. Ao final do curso, haverá uma sessão de defesa pública de monografias para uma banca composta de dois membros.  As defesas ocorrerão na ESALQ em Piracicaba – SP. A média aritmética simples obtida entre o trabalho escrito e a apresentação constituirá uma das notas de avaliação. Sendo assim, o conceito médio mínimo para aprovação na monografia é nota igual a 7,0 nas provas e 7,0 na monografia.

A monografia do curso será redigida por etapas, com definições de prazos, acompanhamento e supervisão de um orientador, designado pelo PECEGE.

 

Como faço para cancelar meu curso?

 

O aluno que optar por cancelar o curso deverá informar por e-mail, indicando nome completo, turma e motivo. A administração solicitará o cancelamento dos boletos com vencimentos futuros, bloqueará o acesso do aluno à intranet e confirmará o cancelamento. Sem esse procedimento, considera-se que o aluno ainda está vinculado ao Pecege, mesmo que esteja ausente das aulas. Consequentemente, o aluno estará sujeito às cobranças de mensalidades.