Expediente - Regulamento

Horário: 9h00-13h00, 14h00-17h00, 18h00-22h00

Bibliotecário: Felipe Mussarelli - mussarelli.f@gmail.com

 

Regulamento

 

I- Da Constituição

 

Artigo 1º - A Biblioteca do IPECEGE é subordinada administrativamente ao IPECEGE

II- Da Finalidade

Artigo 2º - A finalidade da Biblioteca Digital do IPECEGE é oferecer informações técnico-científicas à comunidade acadêmica, por meio de seus acervos e instalações, como suporte aos programas de Ensino, Pesquisa e Extensão, possibilitando o acesso à informação armazenada e gerada no IPECEGE à comunidade científica do país.

 

III- Do Horário de Atendimento

Artigo 3º - O horário de atendimento ao público será de segunda a sexta, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, 18h00-22h00

 

IV- Do Acesso e Consulta Local

Artigo 4º - A Biblioteca Digital é de acesso restrito aos seus alunos, docentes e funcionários, não franqueadas à comunidade em geral para consulta, disponibilizando seus acervos, espaços de estudo e serviços.

§ Único - Não é permitido o acesso de usuários às dependências da Biblioteca portando bolsas, mochilas, malas etc., devendo as mesmas serem armazenadas nos guarda-volumes. A Biblioteca não se responsabiliza pelos materiais depositados nos guarda-volumes e nem pelos pertences dos usuários deixados ou esquecidos em suas dependências.

 

V- Da Inscrição

Artigo 5º - A inscrição dos alunos, docentes e funcionários é automática no sistema e o prazo de duração depende de seu vínculo com o IPECEGE.

Artigo 6º - O Cartão e senha de usuário é de uso pessoal e intransferível.

Artigo 7º - Em caso de extravio da Identidade Estudantil ou Funcional o usuário deverá encaminhar-se ao órgão expedidor da sua categoria, a fim de solicitar a 2ª via. O usuário deverá comunicar o extravio à Biblioteca para que o Cartão seja bloqueado e não haja uso indevido do mesmo.

 

VI - Do Empréstimo Domiciliar

Artigo 8º - O empréstimo domiciliar é facultado aos usuários que atendam ao item 1 do Artigo 5º, nas quantidades e prazos máximos, de acordo com sua categoria:

 

Categoria

Itens por usuário

Prazo de Empréstimo (dias úteis)

Aluno

3

7

Professor

5

14

Funcionário

3

7

 

 

Artigo 9º - É facultada à Biblioteca do IPECEGE a liberação ou não de empréstimo de materiais bibliográficos, de acordo com suas especificidades.

Artigo 10º - Não são passíveis de empréstimo:

1 - Obras de referência (enciclopédias, dicionários, índices etc.);

2 - Obras que a Biblioteca possua um único exemplar no acervo e/ou reservadas pelos professores (Coleção Didática), a critério da Biblioteca;

3 - Obras didáticas, obras raras e coleções especiais;

Artigo 11º - A renovação do material emprestado poderá ser feita on-line desde que não haja reserva para o mesmo.

Artigo 12º - A reserva de material bibliográfico só é possível quando o mesmo estiver indisponível na Biblioteca em que foi solicitado o empréstimo e que não esteja emprestado ao solicitante, sendo da responsabilidade do usuário a solicitação e o acompanhamento da reserva, via web.

 

VII- Das Obrigações e Responsabilidades

Artigo 14º - A Biblioteca do IPECEGE é responsável pelo controle, guarda, manutenção, conservação e integridade dos materiais bibliográficos contido em seu acervo.

Artigo 15º - O empréstimo de material bibliográfico será efetuado somente pelo próprio usuário, sendo obrigatória a apresentação da Identidade Estudantil ou Funcional. Não é permitida a retirada por terceiros.

Artigo 16º - O usuário é responsável pelo material bibliográfico colocado à sua disposição, seja para consulta local ou empréstimo domiciliar, devendo utilizá-lo com o devido cuidado, a fim de preservar sua integridade.

Artigo 17º - O usuário deve efetuar a devolução do material bibliográfico emprestado até a data estabelecida, ficando sob sua estrita responsabilidade a guarda, conservação e integridade do mesmo.

Artigo 18º – O usuário deve efetuar a devolução do(s) material(is) bibliográfico(s) emprestados antes de cessar o vínculo com o IPECEGE.

 

IX – Da Penalidade

Artigo 20º - Constitui penalidade disciplinar para a Biblioteca a suspensão de empréstimo, renovação e reserva.

§ 1º - A suspensão será aplicada no caso de atraso na devolução de material bibliográfico. Os prazos mínimos de suspensão para empréstimo, renovação e reserva são:

1 - suspensão de 3 (três) dias por dia e obra em atraso;

2 - suspensão de 10 (dez) dias por dia e obra em atraso reservada e/ou da coleção didática.

3 - suspensão de 1 (um) dia por dia e obra em atraso por empréstimo por hora.

§ 2º - A pena de suspensão consistirá no impedimento do usuário, de qualquer categoria, efetuar empréstimo, renovação e reserva de material bibliográfico na Biblioteca enquanto perdurar a penalidade.

§ 3º - Será considerado material bibliográfico extraviado aquele com atraso superior a 30 dias da data da devolução prevista.

Artigo 21º – O usuário que danificar ou extraviar material bibliográfico, mesmo apresentando Boletim de Ocorrência, é obrigado a ressarcir a Biblioteca do IPECEGE mediante a reposição de obra idêntica, em perfeito estado de conservação ou de outra obra de mesmo valor e conteúdo; no caso de obra esgotada, indicada a critério da Comissão da Biblioteca depositária do material.

§ 1º - Até o ressarcimento do material, o usuário fica bloqueado na Biblioteca, impossibilitado de efetuar empréstimo, renovação e reserva de material bibliográfico.

§ 2º - A reposição do material deverá ocorrer até 30 dias para obra nacional e 90 dias para obra estrangeira.

Artigo 22º – Danos e extravios ocorridos em guarda-volumes e/ou chaves deverão ser ressarcidos à Biblioteca.

 

X - Das Disposições Gerais

Artigo 23º - Os casos omissos neste Regulamento serão analisados e encaminhados pela Direção da Biblioteca Ad Referendum da Comissão de Biblioteca.

 

Portais

Google Books

A Pesquisa de livros funciona tal como a pesquisa na Web. Experimente procurar na Pesquisa de livros do Google ou em Google.com. Quando encontramos um livro cujo conteúdo corresponde aos termos da pesquisa, apresentamos um link para o mesmo nos resultados da pesquisa. Se o livro não estiver protegido por direitos de autor ou se a editora nos tiver dado autorização para o efeito, poderá ver uma pré-visualização do livro e, nalguns casos, o texto integral. Se for de domínio público, poderá transferir livremente uma cópia em formato PDF.

 

Portal de Livros Abertos da USP

O Portal de Livros Abertos da USP promove a reunião e divulgação dos livros científicos eletrônicos publicados em acesso aberto por docentes e/ou funcionários técnico-administrativos da Universidade de São Paulo. Este portal de livros oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio que torna a pesquisa acessível ao público abertamente proporcionando maior intercâmbio de conhecimento de forma global.

 

 

Scielo Livros

A Rede SciELO Livros visa a publicação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam. Os livros publicados pelo SciELO Livros são selecionados segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico e os textos em formato digital são preparados segundo padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações e são legíveis nos leitores de ebooks, tablets, smartphones e telas de computador. Além do Portal SciELO Livros as obras serão acessíveis por meio dos buscadores da Web e serão publicados também por portais e serviços de referência internacional.

 

Scielo - Periódicos

A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. O Projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico.

 

IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Os trabalhos e pesquisas desenvolvidos pelo IPEA são disponibilizados para a sociedade por meio de inúmeras publicações eletrônicas e impressas que contribuem para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros. Destaques para a Biblioteca do IPEA, as Publicações on-line, o IpeaData (base de dados econômicos, demográficos, geográficos e de indicadores sociais) e o RCIPEA (Repositório do Conhecimento do IPEA) como fontes de pesquisa.

 

Biblioteca Virtual de Artigos em Economia

Biblioteca Virtual de Artigos em Economia disponibiliza acesso à versão integral de textos de economia, acadêmicos e publicados nos principais periódicos de grande circulação do país, principalmente em português e em espanhol. Os artigos estão catalogados por autor e pela classificação do Journal of Economic Literature-JEL.

O acesso ao acervo pode ser feito também através de busca por título e palavra-chave.

 

Portal de Periódicos da CAPES

O Portal oferece acesso a textos completos disponíveis em mais de 37 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais, e à a diversas bases de dados que reúnem desde referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos até normas técnicas, patentes, teses e dissertações dentre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação científica e tecnológica de acesso gratuito na web. Para verificar a disponibilidade de acesso a determinado conteúdo pelo Portal, realize uma busca. Clique aqui para selecionar Bases de Dados de acesso gratuito.

 

DOAJ: Directory of Open Access Journals

DOAJ é um diretório online cujos índices e fornece acesso à alta qualidade, acesso aberto, revistas e jornais.

 

RePEc - Research Papers in Economics

RePEc is a collaborative effort of hundreds of volunteers in 87 countries to enhance the dissemination of research in Economics and related sciences. The heart of the project is a decentralized bibliographic database of working papers, journal articles, books, books chapters and software components, all maintained by volunteers. The collected data are then used in various services that serve the collected metadata to users or enhance it.

 

OasisBr

O Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto - oasisbr é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas.

 

Portal Domínio Público

O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da Internet uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral. Este portal permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

 

Biblioteca Virtual da FAPESP

Criada em 2004 e inaugurada em 2005, a Biblioteca Virtual do Centro de Documentação e Informação da FAPESP - BV/CDi oferece informação referencial sobre bolsas e auxílios concedidos pela Fundação. É construída com base em modernos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e em regras internacionais de tratamento da informação

 

- Senado Federal: http://www2.senado.leg.br/hpsenado

 

- Câmara dos Deputados: http://www2.camara.leg.br/

 

- Biblioteca Nacional: http://bndigital.bn.br/

Tenha acesso à legislação, ações de governo, serviços públicos, programas sociais e informações sobre o estado de São Paulo.

 

 

BDTD - Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

A BDTD integra, em um único portal, os sistemas de informação de teses e dissertações existentes no Brasil com o intuito de disponibilizar o acesso a teses e dissertações em texto integral.

 

NDLTD - Networked Digital Library of Theses and Dissertations

A NDLTD é uma organização internacional que, promove a adoção, criação, difusão, utilização e preservação de teses e dissertações eletrônicas. O Catálogo Coletivo NDLTD contém mais de um milhão de registros de teses e dissertações eletrônicas.

 

 

Casa Fernando Pessoa
Antes, a biblioteca pessoal do poeta podia apenas ser consultada na Casa Fernando Pessoa mas, agora, já podemos encontrar todo o acervo online, constituído por 1142 livros. Está disponível desde 2010. As obras podem ser pesquisadas por ano, ordem alfabética e por categorias temáticas e é também possível encontrar algumas páginas com manuscritos do próprio Pessoa. Todas as páginas dos volumes e manuscritos foram digitalizados e podem ser consultados página a página ou após o download completo de uma obra.

 

 

 

Periódicos

AUSTRALIAN JOURNAL OF MANAGEMENT

 

ADM.MADE - REVISTA DO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

 

AGORA – ADIMINISTRAÇÃO

 

ASSOCIATION FOR CONSUMER RESEARCH

 

BAR – BRAZILIAN ADMINISTRATION REVIEW

 

ASSOCIATION FOR CONSUMER RESEARCH

 

BAR – BRAZILIAN ADMINISTRATION REVIEW

 

CYBER - JOURNAL OF SPORT MARKETING

 

EJBO - ELECTRONIC JOURNAL OF BUSINESS ETHICS AND ORGANIZATION STUDIES

 

ENTREPRENEUR MAGAZINE

 

EXECUTIVOS FINANCEIROS

 

GESTÃO.ORG - REVISTA ELETRÔNICA DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (UFPE)

 

GESTÃO & PRODUÇÃO (UFSCAR)

 

GUIA RH – DICIONÁRIO DE RH

 

HARVARD BUSINESS REVIEW (BRASIL)

 

HSM MANAGEMENT

INSPER – REVISTA DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO

 

MARINGÁ MANAGEMENT

 

RAC - REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA

 

RACE - REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA

 

RAE - REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

 

RAE PUBLICAÇÕES

 

RAE REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS - FGV ONLINE

 

RAI - REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO E INOVAÇÃO

 

RAM - REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MACKENZIE

 

RAP - REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO PUBLICA

 

RAP - REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

 

RAS - REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE

 

RAU – REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO UNIME

 

RAUSP – REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

 

REA – REVISTA DA ADMINISTRAÇÃO DA UFSM

 

REA – REVISTA ELETRÔNICA DE ADMINISTRAÇÃO

 

REA - REVISTA ELETRÔNICA DE ADMINISTRAÇÃO - UNI-FACEF

 

REAC – REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA FAT

 

REAC7 – REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDDE DA FA7

 

READ - REVISTA ELETRONICA DE ADMINISTRAÇÃO

 

READ – REVISTA ELETRÔNICA DE ADMINISTRAÇÃO (UFRGS)

 

REGE – REVISTA GESTÃO DA USP

 

REVISTA ABRAFI

 

REVISTA ADMINISTRADORES

 

REVISTA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA

 

REVISTA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO DO CRA - CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO

 

REVISTA BRASILEIRA DE FINANÇAS

 

REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO DE NEGÓCIOS

 

REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING

 

REVISTA BRASILEIRA DO COMÉRCIO EXTERIOR - RBCE

 

REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA – FAEF

 

REVISTA DA EMBALAGEM

 

REVISTA DA FAE

 

REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO EM DIÁLOGO - PUC

 

REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MACKENZIE

 

REVISTA DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO

 

REVISTA DE ECONOMIA CONTEMPORÂNEA URFJ

 

REVISTA DE GESTÃO SOCIAL E AMBIENTAL

 

REVISTA DINHEIRO - VERSÃO ONLINE DA REVISTA, SOBRE ECONOMIA, NEGÓCIOS E POLÍTICA.

 

REVISTA DO CONDOMÍNIO E MERCADO IMOBILIÁRIO

 

REVISTA ELETRÔNICA DA FAINOR

 

REVISTA ELETRÔNICA DE ADMINISTRAÇÃO - FAEF

 

REVISTA ELETRÔNICA DE ADMINISTRAÇÃO - UFRS

 

REVISTA ELETRÔNICA DE ADMINISTRAÇÃO E TURISMO

 

REVISTA ELETRÔNICA DE ADMINISTRAÇÃO FAPPES

 

REVISTA ÉPOCA NEGÓCIOS

 

REVISTA EXAME PME

 

REVISTA EXECUTIVOS FINANCEIROS

 

REVISTA GV EXECUTIVO – PARA REVISTA DE GESTÃO, ESTRATÉGIA E CULTURA DA FGV-EAESP.

 

REVISTA HARVARD BUSINESS REVIEW BRASIL

 

REVISTA HSM MANAGEMENT

 

REVISTA IP INFORMÁTICA PÚBLICA

 

REVISTA POLÍTICA EXTERNA - REVISTA DESTINADA A TRATAR DAS PRINCIPAIS QUESTÕES DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E ECONOMIA POLÍTICA INTERNACIONAL DE UMA PERSPECTIVA BRASILEIRA.

 

REVISTA TECNOLOGIA HOJE - REVISTA MENSAL, EDITADA EM BELO HORIZONTE (MG).

 

REVISTA TEORIA E EVIDÊNCIA ECONÔMICA - UPF

 

REVISTA TERCEIRO SETOR - UNG

 

REVSITA DE GESTÃO E PROJETOS

 

RGTSI – REVISTA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

 

 

 

 

Bases de Dados

AGROBASE: um dos maiores acervos brasileiros de agropecuária

 

IpeaData

Os dados disponibilizados são de uso público. É permitida sua reprodução e utilização em tabelas, gráficos, mapas e textos, desde que o Ipeadata seja citado, inclusive nas referências bibliográficas. Macroeconômico (dados econômicos e financeiros do Brasil em séries anuais, mensais e diárias na mesma unidade monetária), Regional (dados econômicos, demográficos e geográficos para estados, municípios e suas áreas mínimas comparáveis, regiões administrativas e bacias hidrográficas brasileiras) e Social (dados e indicadores sobre distribuição de renda, pobreza, educação, saúde, previdência social e segurança pública)

 

OECD Agriculture Statistics (Portal CAPES)